bariatrica

Cirurgia Bariátrica
O que é e como funciona?
Quando devo considerar?


A cirurgia bariátrica nasce num contexto em que muitos pacientes, mesmo após otimizados os passos iniciais (alimentação adequada e atividade física) não atingiram a perda de peso desejável.
Sua indicação, portanto, não deve ser a primeira escolha, mas sim quando há falha ao tratamento clínico.
Estará indicada nos casos de obesidade com IMC acima de 35, na presença de comorbidades como diabetes, hipertensão e outras, ou quando IMC for acima de 40. Mais recentemente, houve aprovação desta cirurgia, pelos benefícios provados, em pacientes com IMC acima de 30 com diabetes de difícil controle.
Para calcular seu IMC, preencha abaixo a calculadora com seus dados:
Powered by YAZIO

Principais Técnicas
                                                                      em Cirurgia Bariátrica


A seguir descreveremos as duas principais técnicas amplamente utilizadas na cirurgia bariátrica, detalhando suas vantagens e desvantagens. Vale frisar que ambas são reconhecidamente efetivas no propósito de promover perda de peso. Nossa equipe é capacitada na realização destes procedimentos, inclusive no acesso por videolaparoscopia.

Bypass Gástrico

Como vemos no esquema ao lado, esta cirurgia consiste em duas alterações: redução do estômago e desvio do trânsito do alimento pelo intestino, trazendo portanto RESTRIÇÃO e DISABSORÇÃO.

A perda de peso, dentre outras causas se devem a estas alterações, mas devido à diminuição na absorção dos nutrientes, é muito comum a necessidade de suplementação de vitaminas ao longo da vida. 

As melhores indicações são para pacientes com IMC acima de 45 e/ou com comorbidades como diabetes e hipertensão de difícil controle.


Sleeve ou Gastrectomia Vertical

Neste procedimento há apenas o componente de redução da câmara gástrica, sem modificação no intestino. O estômago é então seccionado no sentido vertical e retirado, permanecendo apenas uma câmara reduzida (cerca de 20 a 30% do volume original) e alongada.

A perda de peso se dá prioritariamente pela redução da capacidade do estômago e portanto de alimentos ingeridos. No entanto, sabemos de fatores hormonais envolvidos que potencializam o efeito da restrição.

Por não interferir na absorção de nutrientes o mais comum é que o paciente não precise de reposição de vitaminas e minerais.

Sua melhor indicação é para pacientes com IMC até 45, sem comorbidades ou com comorbidades controladas com medicação.
Cirurgia bariátrica é um passo importante demais para não ser valorizado
Como explicado anteriormente, a cirurgia bariátrica promove uma série de mudanças, mecânicas e fisiológicas, no corpo. 

Tais mudanças não dispensam em nenhum momento a adoção de hábitos de vida saudáveis
e prática de atividades físicas, muito pelo contrário, só reforçam a responsabilidade em fazê-los.

A confiança na equipe médica que o acompanhará é importantíssima para o sucesso do tratamento - escolha-a com carinho e sabedoria.

Caso tenha interesse em saber mais, estamos à disposição!

Conheça nossa equipe
Share by: